Vamos todos Plantar Boticas!

14918968_1198517733546836_8361853093749855033_o

Vamos todos Plantar Boticas!

A Associação Celtiberus em parceria com o Município de Boticas deu continuidade ao projeto iniciado em 2015 “Vamos Todos Plantar Boticas”.

O ano passado a Associação Celtiberus envolveu a população e concentrou os seus trabalhos na colocação de sementes autóctones em cuvetes de enraizamento, recolha de sementes e plantação de espécies autóctones. Este ano, deu continuidade aos trabalhos fazendo plantações no Boticas Parque e em diversas áreas do concelho. Fez também recolha e sementeira de espécies autóctones no Boticas Parque de modo a que este projeto tenha seguimento nos próximos anos. O carvalho negral (Quercus pyrenaica), o carvalho alvarinho (Quercus Robur), o sobreiro (Quercus suber), o freixo (Fraxinus angustifolia), o medronheiro (Arbutus unedo) e o amieiro (Alnus glutionosa) foram algumas das espécies autóctones usadas nestas ações.

A Associação Celtiberus também realizou ações de sensibilização com os munícipes de Boticas e com os alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro de modo a transmitir a importância das nossas florestas e de fazer plantações com espécies autóctones em vez de espécies introduzidas pelo Homem, passando a mensagem da importância de cada cidadão para a preservação da floresta e do uso racional dos recursos naturais para benefício das gerações futuras. Dada a aderência ao projeto estes trabalhos vão se estender para o mês de dezembro com ações pelas freguesias do concelho.

O mês de novembro foi então dedicado à floresta autóctone valorizando a sua importância na criação de biodiversidade e a maior capacidade de resistência aos incêndios. Mas não são só estes os benefícios da floresta autóctone! Esta também permite manter o equilíbrio da paisagem, melhorar a fertilidade do solo, aumentar a diversidade de fauna e dos recursos genéticos e proporciona bens importantes para o Homem, tais como: madeira, cortiça, frutos silvestres, cogumelos, caça, entre outros. Por estes e outros motivos é importante fazermos um trabalho ativo pela nossa floresta.

Plante hoje, construa a floresta do amanhã!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *