Festa do Sol – A honra do Guerreiro Galaico

19510195_1392696224179725_789133687168921533_n

Festa do Sol – A honra do Guerreiro Galaico

Em terra de guerreiros mal parecia que a honra não lhe seja feita. Foi assim que em 2015 a Associação Celtiberus entendeu, que todos os anos por altura do solistício de verão, que fosse prestado o tributo aos antepassados desta região celebrando a Festa do Sol, em honra do Guerreiro Galaico, cuja sua estátua foi encontrada no castro Outeiro Lesenho em Boticas.

A estátua do Guerreiro Galaico é símbolo da arqueologia nacional e um dos achados mais importantes da história do concelho, tendo sido erguida uma réplica no cimo de um outeiro conhecido como outeiro Lesenho cimeiro à povoação de Campos.

Nasce assim a Festa do Sol, uma iniciativa que leva os participantes a percorrer os trilhos da concelho  até chegar ao cimo da montanha, onde todos podem ver o pôr do sol sentados nas muralhas de um antigo povoado alí existente.

O espírito do lugar  leva-nos para outros tempos, com uma vista para toda uma vasta região montanhosa. Aqui podemos imaginar como seria a vida dos povos deste tempo onde o seu ecrã seria apenas o céu e as suas estrelas.

Este ano perto de três centenas de caminheiros percorreram os trilhos que ligam o Boticas Parque e o Castro Outeiro de  Lesenho numa aventura partilhada entre a música tradicional e a recriação histórica misturando a gastronomia local e o contacto com a natureza. Assim nasce mais uma lenda, a lenda do tributo ao Sol no Outeiro da Felicidade em Boticas! 

Fotos cedidas por: José Pinho, Jorge Fontoura, Lilita Moura, José Henriques e Tiago Rodrigues.

Comentários

  1. Responder

    Começo utilizando as mesmas palavras que dirigi ao grupo de animadores “guerreiros” enquanto me afastava daquele magnífico local – Obrigada por nos fazerem felizes!
    A todos quantos contribuíram para a Festa do sol, no Outeiro Lesenho um enorme obrigada!
    Continuem o bom trabalho, mantenham as boas parcerias e promovam, divulguem, dêem a conhecer uma região de excelência.
    Eu adorei e espero ser repetente no próximo ano 😉

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *