Caminhada “O Segredo de Barroso”

17523082_1877246369217866_1556272389213947773_n

Caminhada “O Segredo de Barroso”

Decorreu, no passado dia 26 de março, a primeira caminhada do plano de atividades de 2017 da Associação Ambiental e Cultural Celtiberus. Intitulada por “O segredo de Barroso” o principal objetivo da iniciativa foi dar a conhecer o património natural e cultural do concelho de Boticas uma vez que estas atividades têm atraído centenas de amantes da natureza e das caminhadas em meio rural. Vindos de vários pontos do norte do país, a caminhada atraiu mais de duas centenas de participantes.

O percurso, com cerca de 11 km, iniciou-se em Vilarinho Seco com um pequeno-almoço barrosão. Este seguiu por uma antiga estrada municipal que servia de serventia às populações de Vilarinho Seco, Bostofrio e Agrelos. Caminhos que se perderam na memória de muitos mas que receberam com a sua beleza os participantes nesta iniciativa.

Apesar das condições meteorológicas não serem as mais favoráveis, tempo com neve, chuva e frio, os caminhantes prosseguiram a caminhadas e marcaram presença com animação e boa disposição.

Na aldeia de Bostofrio foi servido um reforço com produtos gastronómicos de excelência do concelho de Boticas, o fumeiro, o pão centeio, o folar, a bola de carne e o mel de Barroso. Estes aconchegaram os caminhantes uma vez que o frio serrano se fazia sentir nas aldeias de barrosãs, sendo servida também uma infusão quentinha à chegada a Vilarinho Seco.

O almoço, uma feijoada tipicamente transmontana, foi servido na Associação Cultural e Recreativa das Alturas de Barroso, momento que serviu de recriação da tão famosa festa de S. Sebastião que se realiza, anualmente, no dia 20 de janeiro.

O evento contou com o apoio do Município de Boticas, o Ecomuseu de Barroso, a Junta de Freguesia de Alturas de Barroso e Cerdedo e a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Boticas e da Associação Cultural e Recreativa de Alturas de Barroso.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *