Caminhada Pacto Barrosão – Castro de Sapelos

20156182_10211080728188465_4821661207108001933_n

Caminhada Pacto Barrosão – Castro de Sapelos

No passado dia 16 de Julho, a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus participou no evento “Hospitium Barrosorum/Pacto Barrosão” com a realização de uma caminhada desde o Castro de Sapelos até à vila de Boticas. O Pacto Barrosão é uma iniciativa promovida em conjunto pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e pela Câmara Municipal de Boticas.

O evento decorreu durante os dias 14,15 e 16 de julho trazendo à vila uma recriação histórica da chegada dos romanos à região de Barroso e o seu contacto com a civilização Castreja existente por estas terras. As boas vindas aos caminhantes foram dadas no Castro de Sapelos com um pequeno reforço e um brinde com vista deslumbrante para o Vale Superior do Rio Terva. Aqui, foi feita uma visita ao castro com a explicação do Prof. Luís Fontes e a restante equipa de arqueólogos da Universidade do Minho, sendo também referenciados os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos nesta região no que à arqueologia diz respeito.

Seguiu-se o percurso pelos trilhos do Rio Terva até à bonita vila de Boticas, mesmo com o calor que se fazia sentir, os participantes foram desfrutando da paisagem. O percurso teve passagem em campos agrícolas, embelezado com os campos de centeio e acompanhado com a singularidade e a geologia do rio Terva.

A chegada à vila de Boticas foi épica e digna de guerreiros, os participantes foram recebidos pelas legiões romanas em parada no recinto do acampamento. A Associação Celtiberus tem vendo a realizar um trabalho de apoio as atividades culturais realizadas na região de Barroso de forma a dinamizar o turismo e a economia local, estando sempre disponível com apoio técnico para todas as atividades realizadas na região que vão ao encontro aos princípios estatuários desta instituição.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *